quarta-feira, 27 de novembro de 2013

VERDADE SOBRE DÍZIMO. VERDADE QUE MUITOS PRÉGADORES NAO GOSTAM.


                                                DÍZIMOS E OFERTAS

Antes de fazer qualquer comentário, sobre os Dízimos,  deixo abaixo os textos biblicos que falam sobre os dízimos, para que cada um possa , examinar por si próprio o que as escrituras dizem sobre 
o assunto.
Não nos deixem-mos enganar, por falsas doutrinas, que são usadas com objectivos  pessoais.
Ao final de cada três anos, tragam todos os dízimos da colheita do terceiro ano, armazenando-os em sua própria cidade .Deuteronômio 14:28

"Dou aos levitas todos os dízimos em Israel como retribuição pelo trabalho que fazem ao servirem na Tenda do Encontro. 
Números 18:21

 "Todos os dízimos da terra - seja dos cereais, seja das frutas - pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor.
Se um homem desejar resgatar parte do seu dízi­mo, terá que acrescentar um quinto ao seu va­lor.
O dízimo dos seus rebanhos, um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor, será consagrado ao Senhor.                     
O dono não poderá retirar os bons dentre os ruins nem fazer qualquer troca. Se fizer alguma troca, tanto o animal quanto o subs­tituto se tornarão consagrados e não poderão ser resgatados".
São esses os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, no monte Sinai, para os israelitas. Lev. 27.30-34


"Separem o dízimo de tudo o que a terra produzir anualmente. Comam o dízimo do cereal, do vinho novo e do azeite, e a primeira cria de todos os seus rebanhos na presença do Senhor, o seu Deus, no local que ele escolher como habitação do seu Nome, para que aprendam a temer sempre o Senhor, o seu Deus.
 Mas, se o local for longe demais e vocês tiverem sido abençoados pelo Senhor, o seu Deus, e não puderem carregar o dízimo, pois o local escolhido pelo Senhor para ali pôr o seu Nome é longe demais, troquem o dízimo por prata, e levem a prata ao local que o Senhor, o seu Deus, tiver escolhido.
 Com prata comprem o que quiserem: bois, ovelhas, vinho ou outra bebida fermentada, ou qualquer outra coisa que desejarem. Então juntamente com suas famílias comam e alegrem-se ali, na presença do Senhor, o seu Deus.
E nunca se esqueçam dos levitas que vivem em suas cidades, pois eles não possuem propriedade nem herança próprias.
"Ao final de cada três anos, tragam todos os dízimos da colheita do terceiro ano, armazenando-os em sua própria cidade,
 para que os levitas, que não possuem propriedade nem herança, e os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem na sua cidade venham comer e saciar-se, e para que o Senhor, o seu Deus, os abençoe em todo o trabalho das suas mãos. Deut 14.22-29


"Quando tiverem separado o dízimo de tudo quanto produziram no terceiro ano, o ano do dízimo, entreguem-no ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que possam comer até saciar-se nas cidades de vocês.
 Depois digam ao Senhor, o seu Deus: 'Retirei da minha casa a porção sagrada e dei-a ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, de acordo com tudo o que ordenaste. Não me afastei dos teus mandamentos nem esqueci nenhum deles. Deut. 26.12-14

 "Eu virei a vocês trazendo juízo. Sem demora testemunharei contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsa­mente e contra aqueles que exploram os traba­lhadores em seus salários, que oprimem os órfãos e as viúvas e privam os estrangeiros dos seus direitos e não têm respeito por mim", diz o Senhor dos Exércitos. (          )
"De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos.
7 Desde o tempo dos seus antepassa­dos vocês se desviaram dos meus decretos e não lhes obedeceram. Voltem para mim e eu voltarei para vocês", diz o Senhor dos Exércitos.
"Mas vocês perguntam: 'Como voltare­mos?'
"Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: 'Como é que te roubamos?' Nos dízimos e nas ofertas.
 Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando.
 Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.

OS DIZIMOS EM PRIMEIRO LUGAR TINHAM QUE SER CONSIDERADOS CONSAGRADOS A DEUS.

O SEU USO TINHA QUE SER EXACTAMENTE PARA A FINALIDADE QUE ELE  DETERMINOU:
1 .  PARA OS LEVITAS, E SACERDOTES.
2.   PARA OS ESTRANGEIROS (que vivem desintegrados da sociedade)
3. OS ORFÃOS
4. AS VIUVAS.
5. PARA O PRóPRIO E SUA FAMILIA, PODEREM SE DESLOCAR AO TEMPLO,  USANDO OS DIZIMOS PARA CUBRIR  TODAS AS DESPEZAS , PODENDO COMPRAR O QUE QUIZESSEM , NESSE TEMPO  DE CONSAGRAÇÃO.

Ė a esta forma de usar o dízimo que Jesus disse , que não deviam omitir, mas fazer.

 "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericrdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas. 
Mateus 23:23
A divisão de cada porção, ficava ao critério de cada um, desde  que o entrega-se, como se fosse ao Senhor, a parte que desse ao levita, a que entrega-se ao orfão, viuva ou estrangeiro, devia ser feito como ao Senhor, ou mesmo seus gastos com família para írem ao templo.

Disse Jesus:
"Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos.
Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber;
 fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram'.
 "Eles também responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos?'
 "Ele responderá: 'Digo a verdade: O que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo'.
 "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna".

·         Jesus diz; que estavam a negar  aos necessitados os seus direitos, que Deus tinha providenciado como socorro.
·         Ė sobre isto que Deus diz: me roubais nos dízimos. 

No  tempo presente , existem movimentos riquissimos, á conta dos Dízimos, e lideres religiosos  com vidas milionárias, fazendo-se eles próprios donos dos dízimos , dados por pessoas sinceras e tementes a Deus mas mal informadas no que diz respeito ao uso dos Dízimos.
Ė UM ESCANDALO, UMA PROFANAÇÃO DAQUILO QUE Ė SAGRADO, Ė UM ROUBO, HUMANAMENTE REVOLTANTE.

POVO DE DEUS ACORDAI  !!!

 Tais movimentos e  lideres religiosos não ficarão impunes, por induzirem o povo em erro na forma de dar, e depois incorrem em maior penalidade quando usam os dízimos em beneficio próprio ou mesmo para a construção de luxuosos templos.

 Acredito que nesta área existem pastores sinceros , que apenas vão na onda, e fazem o que todos os outros fazem, mas é tempo de acordar,  e  com arrependimento  cada um se chegue a Deus, para fazer o que  é correcto.
Os levitas certos do nosso tempo, para fazer chegar a eles  a nossa ajuda.

Eu sou testemunha, pelo que vi em Africa, pastores sofrendo toda a espécie de necessidades .

Também o mundo está cheio de pessoas que pelas mais diversas adversidades da vida clamam pelo pão de cada dia.

 Fazer chegar a eles  parte do teu Dizimo. ( Se for esse o voto de contribuição.)

A vida espiritual de cada um é muito importante. E existe em   lugares  eventos que são o mover do Espírito, e uma vez de 3 em 3 anos, será importante  usar uma porção dos           “dízimos “ para si próprio e família, deste que seja para buscar a presença de Deus.

Deus diz; vai e usa tal dinheiro , e compra o que quizeres.

Isto partindo do princípio que, tomas a decisão , de usar  este método de contribuição para Deus, tendo como exemplo aquilo que Deus ordenou ao povo de Israel para fazer.
Porém  de acordo com a prática da igreja primítiva, fica claro que cada um é livre para contribuir, na porpoção que propoem em seu coração, afim de que o faça com alegria.
Importante é  que faça alguma coisa, para que o nome do Senhor seja glorificado e voce não fique privado desta benção.
 Vejamos como faziam na igreja primítiva.

 “Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.

Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. “

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. 
2 Coríntios 9:7

 Não tenho necessidade de escrever a respeito dessa assistência aos santos.

Reconheço a sua disposição em ajudar e já mostrei aos macedônios o orgulho que tenho de vocês, dizendo-lhes que, desde o ano passado, vocês da Acaia estavam prontos a contribuir; e a dedicação de vocês motivou a muitos.

Contudo, estou enviando os irmãos para que o orgulho que temos de vocês a esse respeito não seja em vão, mas que vocês estejam preparados, como eu disse que estariam,

a fim de que, se alguns macedônios forem comigo e os encontrarem despreparados, nós, para não mencionar vocês, não fiquemos envergonhados por tanta confiança que tivemos.

 Assim, achei necessário recomendar que os irmãos os visitem antes e concluam os preparativos para a contribuição que vocês prometeram. Então ela estará pronta como oferta generosa, e não como algo dado com avareza.

Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente.

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.

Como está escrito:
"Distribuiu, deu os seus bens aos necessitados;
a sua justiça dura para sempre".

Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça.

Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.

O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus.

 

 

Por amor temos o dever de contribuir para com os que nos rodeiam,

para que não lhes falte o pão de cada dia.

( Mas neste ponto também Deus nos adverte, para sermos sábios, pois que aos que não querem trabalhar, que também não comam. Por isso nunca se deve dar do nosso suor aos preguiçosos.)

 

No amar ao próximo como a nós mesmos, está  a forma como podemos cumprir a lei de Cristo.

A misericórdia não pode ser descuidada, ajudando  tantos quantos podemos  e que possa estar ao nosso alcance .

Isto requer contribuição financeira, contribuição de tempo, para visitar hospitais, prisoes,  e zonas onde se verifique que há-ja pessoas em desespero.

Quem o faz com amor, como sendo ao Senhor está no caminho certo, e contribuindo da forma certa.

 

Conclusão.

1.  Dizimo como Lei,  conforme é usado por certas correntes de doutrinas,  é antibiblico, e usado para fins corruptos ( luxuosos lugares de culto, e para enriquecimento de pertenços  pastores, apostolos ou outros titulos ) é  abominação, e ao que chamam de doutrina da prosperidade,  Deus chama de havareza, e ganancia. Cuja condenação não dormitará.

2.  Para a lei do amor  não há limites para a contribuição, o que  faz por amor, com alegria e sempre está pronto para fazer o melhor.

3.  O lugar onde contribuir com as tuas dádivas.

# No lugar onde é alimentado espiritualmente. Que recebe edificação e amparo espiritual.

 Nesse lugar faz o teu melhor, contribuindo para que nada falte aos que ministram a palavra.

 ( nota ;nunca se come num restaurante e se paga a conta noutro)


TEMOS O DEVER DE OBEDECER AOS MANDAMENTOS, PARA VIVER DE ACORDO COM A VONTADE , MAS DÍZIMOS NAO APARECE EM NENHUM MANDAMENTO, POR SE TRATAR DE ASSUNTO EXCLUSIVO, DA CONSTITUIÇAO DE UMA NAÇAO, CUJO GOVERNO ERA TEOCRATICO.

Sem comentários:

Enviar um comentário